Aprender Comunicação Não-Violenta é como aprender um novo idioma e mergulhar nessa cultura. É uma filosofia de vida. Não é sobre ser passivo e bonzinho, é sobre se posicionar com autenticidade e consideração. Não é uma fórmula nem uma técnica para influenciar pessoas a fazerem o que você quer sem parecer agressivo. Comunicação Não-Violenta é sobre criar conexão, a partir do diálogo e do reconhecimento das nossas humanidades. É mais sobre resgatar a postura de abertura, curiosidade e desenvolver a habilidade de escuta ativa do que aprender uma forma específica de falar. Também conhecida como uma comunicação empática, a CNV explora competências de linguagem e comunicação para auxiliar na reformulação de como você se expressa e também ouve o outro.

Também conhecida como uma comunicação empática, a CNV nos mostra que por trás de todo comportamento e ação humana existe uma necessidade pedindo pra ser atendida. E que lidar com as nossas emoções e como reagimos ao que sentimos é o caminho pra conexão e saúde das nossas relações. Sejam elas familiares, de trabalho, sociais ou comigo mesma.

Grupos de prática

Para que você possa experimentar na prática a Comunicação Não-Violenta, tendo apoio e orientação no processo, ofereço 2 Grupos de Prática: uma turma Introdutória e outra turma de Aprofundamento na CNV.

O grupo abre espaço para você conhecer pessoas que também estão dispostas à essa investigação e, nele, você vai construir uma rede de apoio e troca de experiências.  
Iremos estudar sobre as lentes da Comunicação Não-Violenta, ampliar nosso repertório para nomear nossas emoções e necessidades e como lidamos com elas. Vamos exercitar a escuta empática, a presença nos diálogos, a habilidade de fazer pedidos alinhados ao que de fato queremos e olhar para os desafios por trás da expressão autêntica. 

Vamos pesquisar também sobre os desafios práticos da CNV no dia a dia e fazer exercícios para eles. Abordaremos a clareza na nossa comunicação e como podemos criar mais conexão com nós mesmos, com as pessoas com quem estamos nos relacionando e com a sociedade. Investigaremos sobre o que é violência, como ela se apresenta no dia a dia e através de que padrões de comportamento e gatilhos ela se expressa em nós. 

Os grupos se dão em ciclos de 10 encontros online de 2 horas cada, através da plataforma Zoom, onde podemos interagir tanto em grupo quanto em duplas/trios para os exercícios.

Inscrições abertas para Grupo de Prática de Aprofundamento.  Clique aqui pra se inscrever.  Últimas vagas! Início dia 21 de outubro. 

CNV para empresas

A falta de engajamento e a comunicação são os principais problemas que empresas, institutos e projetos em equipe enfrentam. É comum que colaboradores não se sintam ouvidos, não se sintam motivados e que a estrutura de trabalho desenhada não promova diálogo. Como é possível que as interações de trabalho, tão importantes na vida de milhões de pessoas, sejam mais humanas e saudáveis? Como a cultura do diálogo, da colaboração e da confiança pode ser incentivada e ter solo fértil pra se desenvolver dentro das empresas?

A Comunicação Não-Violenta pode trazer um novo olhar pra cultura empresarial, pra estruturação do trabalho, das demandas e das relações que se constroem nesse ambiente. E pode apoiar lideranças a regenerar as relações e criar conexão real.

Para saber mais sobre workshops, consultoria e treinamentos para lideranças e equipes, entre em contato por e-mail (contato@juroyo.com) contando um pouco do que você precisa.

Ju Royo com grupo de pessoas
Ju Royo na frente de um trailer

MASTERCLASS DE COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Essa é uma aula pra quem quer conhecer a Comunicação Não-Violenta e começar a entender os princípios das lentes que essa linguagem nos convida a enxergar o mundo. É uma porta de entrada pra você mergulhar nesse universo. Afinal, como nascem a violência e os comportamentos violentos?

Por que tantas discussões se repetem?

Por que a gente explode de raiva com pessoas que a gente ama ou deixa de falar coisas que são muito importantes pra nós? Como sair do padrão ataque ou fuga?

Essas são algumas perguntas que a Comunicação Não-Violenta tenta responder e a Masterclass aborda. Se você quer sentir mais conexão nas suas relações, desenvolver a escuta, se expressar com mais empatia e autenticidade e olhar pros seus padrões de comunicação, vem com a gente nessa Masterclass começar a ter insights pra te apoiar nesse caminho.

Ela foi pensada tanto pra você que não sabe muito bem o que é a Comunicação Não-Violenta e quer entender melhor os conceitos e o que ela significa, quanto pra você que já tenha lido livros sobre a CNV e assistido a algumas palestras, e quer reforçar a sua compreensão sobre o tema e ter mais perspectivas sobre ele.

Quer saber mais sobre os meus serviços e atendimentos?

Ju Royo é ativista da autoescuta, da Comunicação Não-Violenta e da (re)conexão corporal. Apoia pessoas a cuidarem da saúde das suas relações e criarem uma vida mais autêntica, autônoma e conectada.